SUPER JUNIOR
Super Junior (슈퍼주니어 em coreano e スーパージュニア em japonês), também conhecido como SuJu (슈주) ou SJ, é uma boy band coreana criada pela agência SM Entertainment.
O grupo debutou com 12 membros no dia 06 de novembro de 2005 e em 2006, um novo membro se juntou ao Super Junior. Os 13 membros originais do grupo são: LeeTeuk (líder), HeeChul, Han Geng, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin, EunHyuk, DongHae, SiWon, RyeoWook, KiBum e KyuHyun. O grupo também adicionou os membros Zhou Mi e Henry para a sub-unit chinesa Super Junior-M. No total, 15 membros já passaram pelo Super Junior e seus sub-grupos.
Atualmente, Super Junior tem 09 membros ativos: LeeTeuk, HeeChul, YeSung, ShinDong, EunHyuk, DongHae, SiWon, RyeoWook, e KyuHyun. (Para conhecer um pouco de cada membro, visite o perfil de cada um clicando AQUI).
LINHA DO TEMPO
Conheça toda a história do Super Junior dividida em uma linha do tempo com todos os fatos mais importantes na história do grupo. Clique em cada foto para seguir para a biografia do grupo.
BIOGRAFIA
PRÉ-DEBUT
As notícias de que a SM Entertainment tinha planos de formar um novo grupo se espalhou pela internet em 2004. No começo de 2005, a agência confirmou os rumores e anunciou um grupo projeto de 12 membros que debutaria no final daquele ano, promovendo o grupo como o “O Portão do Sucesso na Ásia”. Por um tempo, o grupo foi chamado de O.V.E.R., sendo uma sigla de “Obey the Voice for Each Rhythm” (Obedecer a Voz para Cada Ritmo). Logo, o grupo se tornou conhecido como Super Junior 05, a primeira geração do Super Junior.
O nome indicava que os integrantes eram os “Super”, ou seja, os melhores juniores em cada área da indústria do entretenimento, já que a maioria deles foram atores, MCs, modelos ou DJs antes de debutar no grupo.
Super Junior 05 fez sua aparição pre-debut no canal coreano Mnet no dia 11 de setembro de 2005. No showcase, o grupo dançou “Take It To The Floor” do B2K. Han Geng, EunHyuk e DongHae dançaram “Caugh Up” do Usher. Entretanto, a performance não foi ao ar na TV até 16 de maio de 2006, como segmento no “Super Junior Show”, o primeiro programa do grupo na TV.
2005–2006: O PROJETO SUPER JUNIOR
Super Junior 05 debutou na TV no “SBS Inkigayo” com seu primeiro single “TWINS (Knock Out)” no dia 06 de novembro de 2005. Um single digital com “TWINS (Knock Out)”, “You Are The One” e mais três faixas adicionais foi lançado online no dia 08 de novembro, seguido do lançamento do primeiro álbum do grupo, “Super Junior 05 [TWINS]”, em 07 de dezembro. O álbum vendeu 28.536 de cópias no primeiro mês de lançamento e estreou em #3 no chart mensal de dezembro.
Para ajudar na promoção do grupo, a SM Entertainment fez um novo projeto: o Super Junior 05 colaborou com outra boy band da agência, o TVXQ. Eles lançaram “Show Me Your Love”, uma música para a época do Natal. Durante esse tempo, os dois grupos foram vistos juntos nos mesmos programas para promover o single, que se tornou o mais vendido do mês de dezembro.
Após as promoções de “Show Me Your Love”, Super Junior 05 seguiu com seu segundo single, “Miracle”. Este foi o primeiro single do grupo a ficar em #1 em diferentes charts da Coreia do Sul e também em charts de outros países, como a Tailândia. Como as promoções de “Miracle” foram lentamente acabando, a SM Entertainment decidiu seguir sua ideia original para o projeto e substituir alguns dos membros. A intenção inicial do projeto era um grupo rotativo, com novos membros substituindo os antigos, que sairiam do grupo. Depois do Super Junior 05, Super Junior 06, a segunda geração, debutaria e a agência começou a agir para anunciar novos membros. No entanto, depois da audição do 13º membro e a pedido dos fãs, o grupo projeto se transformou em um grupo permanente e se tornou conhecido apenas como Super Junior, sem o sufixo “05”.
2006–2007: “U” E O SUCESSO IMEDIATO
Em maio de 2006, a SM Entertainment anunciou a entrada do novo membro, KyuHyun, sendo o membro mais novo (maknae).
O novo grupo de 13 membros lançou seu novo single, “U”, online para download grátis, que teve mais de 400.000 downloads em 05 horas. No fim do dia, “U” excedeu 1.7 milhões de downloads, derrubando o servidor. O single logo foi seguido do lançamento da segunda faixa semi-promocional, “Endless Moment”.
O single “U”, com um total de 03 faixas, foi lançado oficialmente no dia 06 de junho de 2006 e vendeu mais de 83.000 cópias. A música título “U” ficou em #1 por cinco semanas consecutivas em dois programas musicais coreanos pela primeira vez na carreira do Super Junior. Na semana de lançamento, música foi premiada como Mutizen Song do “SBS Popular Songs”, sendo o primeiro prêmio do Super Junior desde o debut. “U” ficou como Mutizen Song por três semanas consecutivas e também conquistou o Top Awards do “M!Countdown” da Mnet por duas semanas. Quando as promoções de “U” ainda estavam ativas, um novo single, “Dancing Out”, foi lançado em julho, como parte do álbum anual de verão da SMTOWN. Super Junior frequentemente apareceu em programas de música e de variedades para promover os singles. “Dancing Out” ganhou dois prêmios assim que foi lançado e como era um single de verão, seu Goodbye Special Stage aconteceu no “SBS Inkigayo” junto com “U” no dia 03 de setembro de 2006. Com o lançamento de “U”, Super Junior ganhou mais de sete prêmios em cinco cerimônias de premiação da Coreia do Sul, ganhando Melhor Grupo Novo (rookie) e prêmio de popularidade.
No mesmo ano, o E.L.F., o fã-clube oficial foi criado para Super Junior. O grupo começou a promover em grupos separados, conhecidos também como sub-grupos, sub-units ou apenas units.
Super Junior K.R.Y., o primeiro sub-grupo do Super Junior, debutou em 05 de novembro de 2006. Em fevereiro, foi a vez de apresentar a nova unit, Super Junior-T (Trot), que lançou seu single “Rokkugo!!!”.
No dia 19 de abril de 2007, um grave acidente de carro interrompeu as atividades do Super Junior. Quatro membros (LeeTeuk, ShinDong, EunHyuk e KyuHyun) estavam no acidente. KyuHyun foi o membro mais ferido e ficou hospitalizado por quatro meses. Por isso, ele não pôde participar do single do grupo para SMTOWN, “Happiness”. Entretanto, “Happiness” subiu rapidamente nos charts da Coreia e logo se tornou #1 nos charts internacionais da Tailândia.
2007: O SEGUNDO ÁLBUM: DON’T DON
O acidente e sequelas de uma fratura do fêmur de HeeChul de um acidente de carro em agosto de 2006 adiaram o lançamento do segundo álbum do grupo, “Don’t Don”, que só pôde ser lançado em 20 de setembro de 2007. Super Junior fez sua primeira performance para o álbum no programa “Music Bank”. Nos três primeiros dias de lançamento, as vendas offline do álbum ultrapassaram a marca de 11.000 downloads, estreando como #1. “Don’t Don” encerrou as vendas de setembro como #1 com um total de 60.000 unidades vendidas na primeira semana de lançamento. Com isso, cópias adicionais foram impressas para atender a demanda dos fãs. Depois de três meses, “Don’t Don” vendeu 164.058 cópias, se tornando o álbum com o melhor número de vendas do Super Junior até então, sendo também o segundo mais vendido de 2007 na Coreia.
“Don’t Don” alcançou rapidamente os charts musicais uma semana depois do lançamento e ganhou o Mutizen Song no programa “SBS Inkigayo” em outubro e depois no “M!Countdown” da Mnet, dividindo a música #1 com “Everyday” do grupo V.O.S em novembro. Diferente de “U”, “Don’t Don” foi divulgado por um período curto. Super Junior rapidamente seguiu para seu segundo single, “Marry U”, que foi lançada na versão repackage do álbum.
No mesmo ano, Super Junior foi nomeado em sete categorias diferentes no “Mnet/km Music Festival” em novembro. O grupo ganhou as categorias Netizen Choice Award, Mobile Popularity e Artista do Ano (Daesang), o prêmio máximo da premiação, e foi o maior vencedor da noite. Super Junior recebeu os prêmios de Bonsang e o TPL Anycall Popularity Award no “Golden Disk Awards” em dezembro de 2007.
2008-2009: SORRY SORRY E O SUCESSO GLOBAL
Uma nova sub-unit do Super Junior foi criada em 2008: o Super Junior-M.
Voltado para o mercado chinês, Super Junior-M apresentou dois novos membros: Zhou Mi e Henry. A sub-unit debutou na China no dia 08 de abril de 2008 no “8th Annual Music Chart Awards” com o lançamento da versão chinesa de “U”.
Em resposta a sua popularidade na Ásia, Super Junior começou sua primeira intitulada “The 1st Asia Tour – Super Show” entre os dias 22 a 24 de fevereiro em Seul. A turnê ainda passou por Bangkok, Xangai, Nanjing e Chengdu.
Em julho de 2008, foi realizado o primeiro fanmeeting no Japão para comemorar a inauguração do site oficial japonês. Cerca de 12 mil ingressos para o evento foram vendidos em alguns dias. Em seguida, o grupo lançou um single japonês chamado “U/TWINS”, com uma versão japonesa de “U”. O single, lançado em uma versão limitada, ficou em #4 no chart diário do Oricon no primeiro dia e quebrou um novo recorde por ser o primeiro single coreano a ficar no Top 10 do chart semanal do gráfico.
Em agosto, Super Junior seguiu para a Malásia como um dos dez convidados no “MTV Asia Awards 2008”. O grupo foi o terceiro artista da SM Entertainment a ganhar na categoria Artista Favorito da Coreia no “MTV Asia Awards e o segundo grupo musical a ganhar o prêmio.
O terceiro álbum, “Sorry, Sorry”, foi lançado no dia 12 de março de 2009 e foi o primeiro álbum do Super Junior a estrear em #1 no gráfico musical Hanteo, vendendo mais de 29.000 cópias no primeiro dia. As promoções para o álbum começaram em 13 de março com a performance de “Sorry, Sorry” e “Why I Like You” no programa “Music Bank”. Duas semanas depois, “Sorry, Sorry” se tornou a música #1 no mesmo programa. Durante a performance do grupo no “Inkigayo”, as votações superaram 14%, a maior nos últimos anos.
De março a maio, “Sorry, Sorry” conquistou o total de dez prêmios de #1 consecutivos na Coreia, fazendo com que o single se tornasse um sucesso nacional e internacional.
“Sorry, Sorry” foi o álbum de K-pop mais vendido em Taiwan, Tailândia, China e Filipinas, que creditou o álbum como o primeiro álbum de K-pop a alcançar o #1 nas paradas musicais do país. A música “Sorry, Sorry” se tornou um sucesso instantâneo, ficando em #1 por dez semanas consecutivas na Coreia, e permaneceu como #1 por um recorde de 37 semanas na parada de singles de K-pop de Taiwan. Além disso, Super Junior se tornou o único representante estrangeiro pela segunda vez no “Taiwan’s Annual Golden Melody Awards”. “Sorry, Sorry” ganhou vários prêmios no “24th Golden Disk Awards”, incluindo o Disk Daesang, o maior prêmio do evento.
Após o sucesso de “Sorry, Sorry”, Super Junior iniciou sua segunda turnê na Ásia, “Super Show 2”, em 17 de julho de 2009, em Seul.
2010-2011: BONAMANA E MUDANÇAS NA FORMAÇÃO
Apesar do seu sucesso de crítica e comercial, Super Junior enfrentou tumultos legais e mudanças de formação durante sua segunda turnê. Embora KiBum tenha sido mostrado nos anúncios e vídeos promocionais para o “Super Show 2”, ele não participou da turnê e anunciou seu afastamento temporário do grupo para seguir sua carreira de ator.
Em outubro de 2009, KangIn se envolveu em um incidente e foi acusado de dirigir sob influência de álcool. Em dezembro, Han Geng entrou com pedido de rescisão do contrato com a SM Entertainment alegando que as disposições de seu contrato eram ilegais. Naquele mesmo mês, KangIn anunciou seu hiato para cumprir seus deveres militares obrigatórios.
Com apenas 10 membros, Super Junior lançou seu quarto álbum, “Bonamana”, em maio de 2010. O álbum vendeu mais de 300.000 cópias na Coreia do Sul, superando as vendas de “Sorry, Sorry”. “Bonamana” permaneceu no topo dos gráficos de música coreano-japonesas em Taiwan por 61 semanas, quebrando o recorde anterior do próprio Super Junior.
Para promover o álbum, Super Junior embarcou na turnê asiática “Super Show 3” com os ingressos dos concertos esgotados para cada show.
Em fevereiro de 2011, Super Junior lançou uma versão de sua turnê em filme 3D em todas as salas de cinema CGV e Primus. O filme estreou em #6 nas bilheterias e se tornou o filme 3D mais assistido da Coreia. Depois da turnê no Japão, eles lançaram o álbum comemorativo “Super Show 3” em fevereiro de 2011, que estreou como #2 no gráfico de vendas online na Tower Records Japan. A versão em DVD Edição Limitada Especial do Super Junior no Japão também estreou no #2, enquanto a versão em CD estreou em #10. O álbum também ficou em #3 no gráfico diário do Oricon por dois dias consecutivos e no #6 no gráfico semanal do Oricon. Após seu sucesso no Japão, o grupo lançou uma versão japonesa do single “Bonamana” em junho de 2011, que estreou em #2 na parada de singles diária do Oricon, vendendo mais de 59.000 cópias na primeira semana de lançamento.
Entre as paradas do “Super Show 3”, Super Junior participou do “SMTown Live ’10 World Tour” e excursionou em Los Angeles, Paris, Tóquio e Nova York junto com outros artistas da SM Entertainment, se apresentando fora da Ásia pela primeira vez. Super Junior foi bem recebido pela mídia e foi homenageado como Ícone Nacional da Cultura Pop Coreana por seu papel na propagação da Onda Hallyu, recebendo o Prêmio de Ministro da Cultura concedido pelo Ministério da Cultura, Esporte e Turismo nos Prêmios Pop Culture Art. O grupo foi destaque no programa da CNN, Talk Asia, e falou sobre sua popularidade e estratégia para o avanço na indústria musical mundial. Super Junior alcançou reconhecimento fora da Ásia, com destaque na Europa, América do Norte e América do Sul. No Brasil, foram escolhidos por fãs brasileiros como o artista coreano #1 que eles queriam ver no Brasil. TV Azteca do México e BBC do Reino Unido também reconheceram Super Junior como o ícone principal do efeito Hallyu.
2011: MR. SIMPLE, TOKYO DOME E A TURNÊ MUNDIAL
Em 04 de agosto de 2011, Super Junior realizou uma conferência de imprensa de grande escala para o lançamento de seu quinto álbum de estúdio “Mr. Simple”. O álbum estreou no #1 no gráfico Gaon, vendendo 287.427 cópias ficando em #1 durante quatro semanas, vendendo mais de 441.000 cópias na Coreia do Sul em outubro de 2011.
“Mr. Simple” atingiu o #3 na parada de álbuns mundial da Billboard e #17 no Oricon do Japão. A música “Mr. Simple”, ganhou o #1 no primeiro dia do retorno do grupo no “M!Countdown”. Em setembro, HeeChul anunciou seu alistamento militar e após a sua partida, Super Junior começou sua primeira turnê mundial, “Super Show 4”, em novembro.
O segundo single japonês, uma versão de “Mr. Simple”, foi lançado 07 de dezembro de 2011 no Japão. Em várias entrevistas entre o final de 2011 e fevereiro de 2012, o líder LeeTeuk revelou que iria se alistar no outono de 2012. Super Junior, incluindo os membros do Super Junior-M, Zhou Mi e Henry , também gravaram a canção “Santa U Are The One” para álbum 2011 “Winter SMTOWN – The Warmest Gift”. Além disso, DongHae e EunHyuk lançaram o single digital “Oppa, Oppa” em 16 de dezembro e apresentaram o single no programa “Music Bank” no mesmo dia.
Em janeiro de 2012, Super Junior participou do “26th Golden Disk Awards” no Japão e recebeu quatro prêmios: Popularidade, MSN Japan, Disk Bonsang e o grande prêmio Disk Daesang. Super Junior também foi premiado no “Seoul Music Awards” com o Disk Bonsang e Disk Daesang.
2012: SEXY, FREE & SINGLE
Em 12 de janeiro de 2012, foi anunciado que o “Super Show 4” seria realizada no Tokyo Dome em 12 e 13 de maio e totalizou um público de 100.000 pessoas nos dois dias de concerto. Além disso, a Avex, gravadora responsável pelas atividades do Super Junior no Japão, anunciou o lançamento de um terceiro single japonês, “Opera”.
Em 13 de janeiro, Super Junior foi coroado “Rei do Álbum” em Taiwan, após o quinto álbum “Mr. Simple” e o quarto álbum “Bonamana” ficarem em #1 e #2 em ambas as seções de álbuns e músicas do gráfico musical coreano de 2012. Super Junior também se classificou em #1 na parada KKBOX por 63 semanas consecutivas com a canção “Bonamana”, marcando o maior registro na história do KKBOX. O grupo então, alcançou o #1 com a canção título de seu quinto álbum “Mr. Simple” durante 21 semanas consecutivas, efetivamente superando ele mesmo no primeiro lugar.
Em 06 de fevereiro de 2012, Super Junior realizou quatro apresentações do “Super Show 4” em Taipei, no Arena Taipei para um público total de 40.000 pessoas. Em 22 de fevereiro, Super Junior ganhou o prêmio de Álbum do Ano para o 3º Trimestre no “Gaon Chart Awards” e em 13 de março, Super Junior ganhou o prêmio de Vídeo de K-pop Favorito com “Mr.Simple” no “MYX Music Awards”.
Além disso, Super Junior concluiu com sucesso sua turnê uper Show 4″ que durou seis meses e passou por 10 cidades em todo o mundo, incluindo Seul, Osaka, Taipei, Cingapura, Macau, Bangkok, Paris, Xangai, Jacarta e Tóquio. Combinado com suas três turnês asiáticas, “Super Show 4” reuniu um total de 900.000 pessoas.
Em junho de 2012, SM Entertainment anunciou a volta de KangIn após a conclusão de seus deveres militares obrigatórios. Ele se juntou ao Super Junior para o sexto álbum de estúdio “Sexy, Free & Single”, lançado online em 01 de julho e nas lojas em 04 de julho.
A versão B de “Sexy, Free & Single” foi lançada em 16 de junho de 2012 com todas as músicas da versão A e apenas a capa diferente. Em 05 de agosto, Super Junior lançou o álbum repackage do sexto de “Sexy Free & single” chamado “SPY”. A tracklist contou com 4 novas músicas.
O álbum conseguiu uma classificação alta no iTunes e também se classificou em #3 na parada da Billboard Álbuns do Mundo. “Sexy, Free & Single” estreou em #1 no gráfico sul-coreano Gaon, vendendo 335.744 cópias em apenas um mês. O álbum ficou em #1 do gráfico por três semanas consecutivas e vendeu 459.182 em apenas dois meses. Além disso, “Sexy, Free & single” estreou em #1 do gráfico Hanteo e vendeu em apenas um mês mais de 200.000 cópias, o primeiro grupo a alcançar a marca em 2012. Super Junior também se classificou em #1 no “Top 5 Artistas K-pop” do Hanteo de janeiro a setembro de 2012, vencendo o prêmio de “Cantor” e além de ganhar o prêmio, também ocupou o primeiro lugar na parada de álbuns do gráfico.
“Sexy, Free & Single” também ficou na primeira posição por várias semanas consecutivas no gráfico musical de Taiwan KKBOX, ficando com todas as músicas do álbum classificadas. A versão japonesa da música foi lançado em 22 de agosto e vendeu mais de 118.902 cópias e foi certificado como ouro por vender mais de 100.000 unidades.
Super Junior foi indicado ao prêmio de “Melhor Artista Asiático” no MTV Europe Music Awards, mostrando mais uma vez sua popularidade ao redor do mundo. Em outubro, o grupo ganhou o prêmio Teen Style Icon no “Style Icon Awards” e em novembro, também ganhou o prêmio de “Melhor Grupo/Artista” no “19th Korean Entertainment Arts Awards”. Em 30 de novembro, Super Junior participou do “Mnet Asian Music Awards (MAMA)” e ganhou três prêmios: Álbum do Ano, Melhor Grupo Global – Masculino e Best Line Award, sendo que este foi o segundo ano consecutivo em que o grupo ganhou a categoria de Álbum do Ano. O “Super Sow 4 3D” também foi premiado com o “Work of Art Award” no Festival Internacional de 3D.
Em 31 de outubro, a Avex Trax, empresa responsável pelo Super Junior no Japão, lançou a versão japonesa do DVD do “Super Show 4” com o concerto em Osaka e em Tóquio. Na primeira semana de lançamento, o DVD conquistou a Triple Crown no gráfico Oricon após alcançar #1 nos três rankings semanais: Compilação, DVD musical e Blu-ray Disc. Super Junior se tornou o primeiro artista masculino estrangeiro a atingir esse recorde no país. Após isso, ainda no Japão, a sub-unit Super Junior-K.R.Y. começou uma série de concertos especiais de inverno.
Super Junior visitou a América do Sul pela primeira em 02 de novembro de 2012 para participar do “Music Bank” realizado na Quinta Vergara em Viña del Mar, no Chile, com um público de 8.000 pessoas.
2013: PROMOÇÕES DAS SUB-UNITS E CONCERTOS NA AMÉRICA DO SUL
O ano de 2013 começou com atividades com sub-units.
Em 06 de janeiro, Super Junior-M lançou o álbum “Break Down”, que alcançou o #1 no Billboard World Albums Chart e conseguiu várias aparições no iTunes de diferentes países. Pela primeira vez, a sub-unit promoveu em programas de música na Coreia, assim como em Taiwan e Hong Kong.
Em 15 de janeiro, Super Junior ganhou “Disk Daesang” no “27th Golden Disk Awards”, o terceiro do grupo.
Em 23 de janeiro, Super Junior-K.R.Y. lançou seu primeiro single original, “Promise You”, no Japão e estreou em #2 no ranking da Oricon, mais tarde chegando ao primeiro lugar, vendendo mais de 69.000 cópias na primeira semana.
Super Junior anunciou sua turnê mundial durante cerimônia do “Gaon Chart Awards” em 13 de fevereiro, onde ganhou o prêmio de álbum mais vendido no terceiro trimestre de 2012.
No dia 10 de março, durante um hangout do Google+, o grupo anunciou que o “Super Show” seria realizado pela primeira vez na América Latina com paradas no Brasil, Argentina, Peru e Chile. A turnê foi iniciada em 23 de março, na cidade de Seul.
Em 21 de abril de 2013, Super Junior realizou um concerto pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, no Credicard Hall. Cerca de 7.000 ingressos foram vendidos em 8 dias, mostrando a popularidade do grupo no país. Super Junior se tornou o único artista coreano a realizar uma série de concertos na América do Sul e quebrou mais um recorde depois de liderar o maior número de público no continente para um artista sul-coreano.
Em maio, foi anunciado o primeiro lançamento de um artista solo na S.M. Entertainment, o primeiro em 13 anos, e o escolhido foi Henry do Super Junior-M. Ele lançou o mini-álbum “Trap” em 07 de junho de 2013.
Em 24 de julho, Super Junior lançou o primeiro álbum japonês, “Hero”. No dia de seu lançamento, o álbum alcançou imediatamente o topo da Oricon, ficando na mesma posição do gráfico ao longo da semana.
Em 20 de agosto, HeeChul terminou seu serviço militar obrigatório e retornou para o grupo durante a turnê “Super Show 5” e um novo lançamento do Super Junior, já com a participação de HeeChul, foi anunciado no Japão. O single “Blue World” foi lançado em 11 de dezembro e se classificou no Top 3 do gráfico Oricon, chegando ao #2 na parada diária de singles.
2014: MAMACITA E TURNÊ SUPER SHOW 6
Em 2014, as sub-units do Super Junior continuaram a realizar os seus lançamentos. Super Junior-D&E continuou com suas promoções no Japão e lançou seu primeiro álbum completo japonês, “Ride Me” em fevereiro, além do single “Skeleton” em agosto. A dupla também realizou sua primeira turnê no Japão intitulada “Super Junior D&E The First Japan tour 2014″, que passou por 8 cidades com um total de 22 concertos reunindo cerca de 100.000 fãs.
Em março de 2014, Super Junior-M retornou com o mini-álbum “Swing” e recebeu boa resposta na Coreia, onde o grupo promoveu mais uma vez em programas musicais e ficou bem posicionado em gráficos de vendas de álbuns físicos logo após o seu lançamento. Henry continuou participando de programas de variedades e sua carreira solo, que foi bem recebida por fãs e críticos. Ele lançou o álbum “Fantastic” na Coreia e fez seu debut oficial no Japão com uma versão japonesa da música.
Outros dois membros também anunciaram seus lançamentos solo. Zhou Mi lançou seu primeiro mini-álbum “Rewind” e depois de muitos rumores de um álbum solo que circulavam desde 2013, KyuHyun finalmente lançou seu primeiro mini-álbum “At Gwanghwamun”, que foi escolhido como um dos melhores álbuns do ano, ficando no topo de diversos charts e programas musicais logo após o seu lançamento.
Mas foi mesmo no mês de agosto que os fãs do Super Junior receberam a grande notícia. A SM Entertainment anunciou que LeeTeuk, que encerrou suas atividades no serviço militar no dia 29 de julho, e HeeChul, que não participava de atividades oficiais do grupo na Coreia desde 2011, voltariam às atividades do Super Junior, para o sétimo álbum “MAMACITA”, lançado digitalmente em 29 de agosto e fisicamente nas lojas em 01 de setembro. O álbum não teve a participação de YeSung, que estava cumprindo seus deveres militares obrigatórios.
A versão física do álbum foi uma das mais vendidas de 2014, provando mais uma vez a popularidade do Super Junior ao redor do mundo como um dos principais nomes da Onda Hallyu. O álbum ficou no topo de gráficos da Coreia, Taiwan e Hong Kong e também recebeu críticas positivas de críticos e até mesmo da Billboard americana.
Após o lançamento, o MV de “MAMACITA (Ayaya)” alcançou 1 milhão de visualizações no Youtube em menos de 8 horas e atingiu 2 milhões de visualizações em um dia. Para agradecer, o grupo realizou eventos especiais online e presenciais para os fãs.
A terceira turnê mundial do grupo, “Super Show 6” teve início em 19 de setembro em Seul, seguidos por mais dois concertos na cidade, marcando seu 100º concerto no dia 21 de setembro e com isso, Super Junior se tornou o primeiro artista coreano a realizar 100 concertos para a turnê “Super Show”.
2015: 10 ANOS DE SUPER JUNIOR
2015 foi um ano muito especial, tanto para o Super Junior quanto para o E.L.F. com o 10º aniversário do grupo.
Além de continuar com seus trabalhos individuais em diversas áreas da indústria do entretenimento, os membros do Super Junior também continuaram seus trabalhos em sub-units e outros.
Super Junior-D&E continuou suas promoções no Japão, lançou o mini-álbum “Present” em fevereiro e realizou sua segunda turnê “SUPER JUNIOR D&E THE 2nd JAPAN TOUR 201-PRESENT”. O duo também lançou “The Beat Goes On”, seu primeiro álbum coreano e realizou promoções em programa musicais, conquistando uma vitória no programa “Music Bank” com “Growing Pains”. A sub-unit também participou de um novo projeto da SM Entertainment intitulado “SUPER JUNIOR D&E JAPAN TOUR 2015 -Present- SURROUND VIEWING”, no qual um concerto da turnê foi exibido em um formato de visualização surround (estilo cinema) no Chile.
Em março, ShinDong e SungMin se alistaram para cumprir seus deveres militares obrigatórios. No mês de abril foi a vez do grupo projeto M&D, formado por HeeChul e Jungmo do The Trax, lançar o mini-álbum “家內手工業(가내수공업) – Cottage Industry”. A dupla produziu todo álbum e também realizou promoções em programas musicais.
Em 08 de julho, a SM Entertainment anunciou que YeSung iria retornar para o Super Junior para o novo lançamento do grupo. Super Junior K.R.Y. também anunciou seu retorno após a dispensa de YeSung do exército. A turnê “SUPER JUNIOR-K.R.Y. JAPAN TOUR 2015 -Phonograph” foi realizada nos meses de maio e junho com um total de 11 concertos em quatro cidades japonesas. O sub-grupo também anunciou o lançamento de seu novo single japonês intitulado “Join Hands” em 05 de agosto.
Super Junior encerrou sua turnê mundial “Super Show 6” com dois concertos de encore nos dias 11 e 12 em Seul, Coreia do Sul. Mesmos sendo anunciado como uma turnê mundial, os concertos foram realizados apenas na Ásia. Os próprios membros do Super Junior explicaram para os fãs em algumas oportunidades que a turnê realmente seria realizada em outros continentes, porém, devido a conflitos de agenda, a turnê acabou sendo finalizada antes do esperado.
Em julho foi anunciado um lançamento especial para comemorar o aniversário de 10 anos do grupo. “Devil”, o álbum especial, foi lançado no dia 16 de julho para que DongHae, SiWon e EunHyuk pudessem participar das promoções antes do alistamento militar. Super Juniorapresentou a canção-título “Devil” pela primeira vez durante o concerto de encore do “Super Show 6” em Seul. Além disso, o grupo apresentou quatro músicas do álbum, incluindo a canção-título “Devil”, “We Can”, “Don’t Wake Me Up” e “Alright” durante sua semana de promoções do álbum em programas musicais.
Em agosto, o grupo se apresentou no “KCON”, o maior festival de K-pop realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, e venceu duas categorias – Melhor Artista Internacional e Melhor Fã-clube – na premiação “Teen Choice Awards”. No dia 20 do mesmo mês, KiBum, que estava em hiato do grupo desde 2009, anunciou o término de seu contrato com a SM Entertainment para seguir com sua carreira de ator.
Em 10 de setembro, a SM Entertainment anuncia o lançamento de “Magic”, a segunda parte do álbum especial do Super Junior, para seu 10º aniversário. “Magic” foi lançado em 16 de setembro como um agradecimento do Super Junior pelo amor e apoio dos ELF.
Em outubro, dois membros do Super Junior se alistaram no exército: EunHyuk e DongHae.
Em 06 de novembro, Super Junior comemorou seu 10º aniversário e a SM Entertainment também anunciou a criação do Label SJ, um selo exclusivo para o Super Junior na agência para a gestão do grupo, produção de seus álbuns, sub-units e as atividades individuais dos membros.
Em 19 de novembro, SiWon também se alista como policial recruta.
2016: SUPER CAMP E ATIVIDADES INDIVIDUAIS
Super Junior começa o ano de 2016 com apenas 6 membros ativos: LeeTeuk, HeeChul, YeSung, KangIn, RyeoWook e KyuHyun. Os seis membros, além de Zhou Mi e Henry do Super Junior-M, continuaram focados em suas atividades individuais em programas de variedades na Coreia e China e lançamentos solos ao longo do ano.
Com os demais membros no exército, os integrantes se dedicaram as suas atividades individuais e eventos como o “Super Camp”, um encontro com os fãs onde os membros interagem com os fãs cantando algumas canções e realizando atividades como jogos. O primeiro “Super Camp” do ano foi realizado em Tóquio.
Em 04 de janeiro, a SM Entertainment confirma a estreia solo de RyeoWook com o álbum The Little Prince”, que também fez sua primeira série de concertos solos “Ever Lasting Star – RyeoWook” para o projeto “The Agit” no SMTOWN Coex Artium. O debut solo de YeSung foi confirmado e em 19 de abril e ele lançou o mini-álbum “Here I Am”, realizou concertos para o projeto “The Agit” intitulados “Sweet Coffee” e realizou sua primeira turnê solo no Japão para o lançamento de seu primeiro single japonês “Ame nochi Hare no Sora no Iro” (Color Of The Clear Sky After Rain).
Em maio, KangIn entrou em hiato ao se envolver novamente em um acidente ao dirigir sob efeito de álcool. Foi relatado que KangIn ingeriu álcool e acabou atingindo um poste de luz na frente a uma loja de conveniência. No mesmo dia, KangIn se entregou as autoridades para prestar esclarecimentos e foi afastado de suas atividades pela SM Entertainment para refletir sobre suas ações. Em setembro, KangIn foi julgado e condenado a pagar uma multa no valor de 7 milhões de Won.
Com o afastamento de KangIn das atividades do Super Junior, o alistamento militar de RyeoWook, antes agendado para junho, foi adiado para que ele pudesse cumprir a agenda do grupo com os demais membros. O “Super Camp” passou por Taiwan, China, Tailândia, Japão e México.
Ainda em maio, KyuHyun lançou seu primeiro single japonês, “Celebration”, e iniciou sua primeira turnê solo no país no mês seguinte, com um total de 16 concertos em 6 cidades diferentes para um público de 55.000 pessoas.
Em julho HeeChul também realizou seu primeiro fanmeeting solo na China e em julho também lançou “Goody Bag”, o segundo mini álbum do M&D, que mudou o nome para Kim HeeChul e Kim Jungmo.
LeeTeuk também esteve ativo como MC em diversos programas de variedades e realizou eventos solo. Em setembro, LeeTeuk também anunciou a sua saída do “Super Junior’s Kiss the Radio”, o “SuKiRa”, que ficou no ar por 10 anos com um membro do Super Junior na posição de DJ.
Ainda em julho, Zhou Mi anunciou seu comeback com o mini álbum “Whats Your Number?” e realizou apresentações em diversos programas musicais coreanos.
Em agosto, KiBum assina com a agência Y Team Company e realiza fanmeeting solo na Tailândia. O outro ex-membro, Han Geng, também continuou sua carreira na China participando de diversas produções cinematográficas.
Em 11 de outubro, RyeoWook inicia seus deveres militares obrigatórios como soldado da ativa e após o treinamento, foi transferido para a banda militar.
Em novembro, KyuHyun lançou seu terceiro álbum coreano, “Waiting, Still”, e realizou concertos solos na Coreia. Em dezembro, KyuHyun anunciou o lançamento de seu primeiro álbum japonês, “One Voice”, e a sua segunda turnê no Japão.
2017: RETORNO DO SUPER JUNIOR E OITAVO ÁLBUM “PLAY”
O ano de 2017 começou com a notícia que os E.L.F. mais aguardavam: Super Junior confirmou seu comeback no segundo semestre.
Enquanto o grupo se preparava para o comeback, os membros continuaram com suas atividades individuais. LeeTeuk, HeeChul e ShinDong, que retornou do exército no final de 2016, continuaram com suas atividades em programas de variedades. SungMin, que também foi dispensado do exército, anunciou a participação no musical “Boys Over Flowers”; YeSung participou do drama “Voice”, recebendo muitos elogios por sua atuação; e KyuHyun lançou o álbum japonês “One Voice” e começou sua nova turnê japonesa em fevereiro. Enquanto isso, KangIn continuou afastado de suas atividades do grupo. Em 24 de maio, KyuHyun se alistou para cumprir seus deveres militares obrigatórios como servidor público.
Em 27 de setembro, o site oficial do Super Junior começou uma contagem regressiva para o dia 06 de novembro – data do 12º aniversário do grupo – confirmando o retorno e lançamento do oitavo álbum.
Antes do retorno, Super Junior iniciou um projeto especial no mês de outubro intitulado “SJ Returns”, um reality show transmitido em seu canal oficial na plataforma de streaming V Live, mostrando os bastidores do desenvolvimento do novo álbum do grupo. Em 30 de outubro, o MV de “One More Chance” foi lançado como um pré-lançamento do oitavo álbum do Super Junior, “Play”. No dia seguinte, o selo Label SJ anunciou que SiWon estaria fora das atividades promocionais de “Play” devido a um incidente envolvendo o cão de estimação de sua família. SungMin, que também estava nos planos de comeback, anunciou que não iria participar do lançamento após a repercussão de controvérsias de fãs.
Em 06 de novembro, LeeTeuk, HeeChul, YeSung, ShinDong, EunHyuk, DongHae e SiWon lançaram “Play”, o oitavo álbum de estúdio do Super Junior. O álbum apresentou 10 músicas, sendo, “Black Suit” o single principal. No mesmo dia uma coletiva de imprensa foi realizada para o lançamento e o MV de “Black Suit”, liberado no mesmo dia, registrou 03 milhões de visualizações em 24 horas.
Em 11 de dezembro, Super Junior lançou seu single japonês “On and On”, que foi composto por SiWon. Em dezembro de 2017, Super Junior começou sua turnê mundial, “Super Show 7”.
2018: SUPER JUNIOR EM RITMO LATINO
Em 2018, Super Junior continuou com as promoções de seu oitavo álbum e sua sétima turnê mundial, além de ganhar um programa de televisão, Super TV, exibido todas as sextas feiras no canal XtvN. A 1ª temporada teve 12 episódios e marcou uma série de competições entre os membros bem como mostrando o convívio entre eles
O oitavo álbum ganhou uma versão B, “Pause”, e a repackage, “Replay”, lançada em 12 de abril de 2018 que contou com “Lo Siento” como faixa promocional. A música, uma parceria com o duo de produtores Play-N-Skillz e a cantora Leslie Grace, foi cantada em coreano, espanhol e inglês. “Lo Siento” estreou em 13º lugar na parada latina digital da Billboard, fazendo de Super Junior o primeiro artista de K-pop a ser destaque nesta parada. “Lo Siento” também estreou em 2º no World Digital Song Sales Chart.
Em 10 de julho de 2018 Ryeowook completou seu alistamento obrigatório e ele se juntou ao grupo para as promoções seguintes.
Super Junior visitou a América Lartina para a turnê “Super Show 7”, porém desta vez, sem um concerto no Brasil.
Em maio, a segunda temporada do “Super TV” começou a ser exibida pela XtvN. O programa exibiu uma série de competições com o gênero de “game show” entre o Super Junior e outros grupos coreanos. O último episódio apresentou a volta de RyeoWook após sua dispensa do exército.
Em agosto, Super Junior-D&E realizou seu comeback coreano com o segundo mini-álbum “‘Bout You”.
No final de agosto, foi anunciado que Super Junior se apresentaria na cerimônia de encerramento dos Jogos Asiáticos de 2018 em Jacarta.
Em 08 de outubro, Super Junior lançou um EP especial, “One More Time”, com seu primeiro single de mesmo nome com a banda mexicana Reik. Assim como “Replay”, Super Junior mais uma vez trabalhou com ritmos latinos e todas as cinco canções do álbum especial “One More Time” seguiram o estilo latino e até mesmo, letras em espanhol como “Ahora Te Puedes Marchar”, grande sucesso do cantor mexicano Luis Miguel de 1987. “One More Time (Otra Vez)” estreou em #18 chart de vendas digitais de músicas latinas da Billboard e em #5 nno chart de Vendas de Músicas Digitais Pop Latinas, tornando o Super Junior o único artista coreano a figurar 2 vezes no chart latino da Billboard. A música também estreou no #4 no Ranking Mundial de Vendas de Músicas Digitais.
A popularidade do Super Junior em países da América Latina continuou crescendo e o grupo foi convidado a participar do “25º Premios Telehit”, concerto realizado pela emissora local Telehit, realizado no estádio Azteca na Cidade do México em novembro de 2018. Com sua participação, Super Junior se tornou o primeiro artista coreano convidado para o evento.
2019: O FIM DO ALISTAMENTO MILITAR E O NONO ÁLBUM
Em ano de 2019 foi repleto de atividades individuais e do grupo completo.
Em janeiro, RyeoWook lançou seu segundo mini-álbum “Drunk On Love”. Ainda em janeiro, Super Junior retorna ao Chile, para o “SMTOWN Live”, o primeiro concerto do SMTOWN na América do Sul.
Em fevereiro, é anunciado o primeiro álbum japonês de YeSung, intitulado “STORY”.
Em 07 de maio, KyuHyun cumpriu seus deveres militares obrigatórios, marcando o fim dos serviços militares do Super Junior. O grupo anunciou seus planos de lançar um álbum com o grupo reunido no segundo semestre de 2019. Os nove membros ativos foram confirmados para o novo álbum, enquanto SungMin e KangIn foram mantidos como inativos.
Em 03 de junho de 2019, foi anunciado que o Super Junior se apresentaria no Al Johra Stadium, na Arábia Saudita. Super Junior realizou o “SS7S” em 12 de julho de 2019. As vendas de ingressos começaram em 3 de julho e devido ao tráfego intenso, o site do estádio caiu após 5 minutos de lançamento e os ingressos acabaram esgotados após três horas.
Em 13 de julho de 2019, Super Junior-K.R.Y. e Super Junior-D & E se apresentaram como parte do Jeddah Season Festival, dividindo o palco com estrelas globais como Andrea Bocelli e Mariah Carey. Esta foi a primeira vez que um grupo de K-pop se apresentou em Jeddah, uma das cidades mais importantes da Arábia Saudita.
Em 11 de julho de 2019, KangIn anunciou sua saída voluntária do Super Junior, mas ainda sob contrato com a SM Entertainment .
Em 26 de agosto, Label SJ confirmou a terceira temporada do “SJ Returns” com os preparativos para nono álbum de estúdio do Super Junior.
Label SJ anunciou que HeeChul iria participar do álbum e suas promoções, porém não iria participar do “Super Show 8” e performances em programas musicais devido as dores em sua perna.
No dia 03 de setembro, Super Junior iniciou a contagem regressiva em seu site oficial para o lançamento de seu nono álbum. A contagem mostrava um relógio marcando 999 horas, que revelou a data do lançamento do novo álbum: 14 de outubro as 6 PM KST. No dia seguinte, o grupo revelou o calendário de promoções para o novo álbum, que mostrava a data de novos teasers e dos episódios do “SJ Returns 3” e as datas com atividades que ainda seriam divulgadas.
A formação de nove membros do Super Junior lançou seu nono álbum de estúdio, “Time Slip”, em 14 de outubro de 2019. Em 12 de outubro, o grupo embarcou em sua oitava turnê antes do lançamento de seu álbum, “Super Show 8: Infinite Time”, começando na Coreia do Sul. Em 20 de outubro, Super Junior retomou suas atividades ao aparecer no Inkigayo para apresentar seu primeiro single “Super Clap”, que ganhou o #1 no “M Countdown” e “Music Bank”. “Time Slip” recebeu sua certificação de álbum de platina em 12 de dezembro de 2019.
2020-2021: 15º ANIVERSÁRIO E THE RENAISSANCE
Super Junior lançou seu segundo mini-álbum japonês, “I Think U” em 29 de janeiro de 2020, que rapidamente foi #1 no gráfico diário de álbuns do Oricon.
Em maio de 2020, foi anunciado que o Super Junior seria a atração principal de um show online ao vivo – o sexto concerto organizado em conjunto pela SM Entertainment e Naver como parte da primeira série de shows ao vivo dedicados online de alta tecnologia do mundo, “Beyond Live”. Este foi o primeiro show do Super Junior após o cancelamento de vários shows do Super Show 8 em 2020 devido ao impacto da pandemia do COVID-19, e foi organizado como parte de um projeto de atividades em 2020 para comemorar 15 anos desde a estreia do grupo.
O show ao vivo foi realizado em 31 de maio e o Super Junior se apresentou ao vivo para um público de mais de 123.000 pessoas ao redor do mundo. A receita do show foi estimada em mais de 60 bilhões de won. Quando terminado, o vídeo do show principal, bem como as câmeras de membros individuais, receberam um total de 2,8 bilhões de corações no Vlive. Durante o show, a hashtag #SUPERJUNIOR_BeyondLIVE’ foi a primeira tendência em 13 países. Durante o show, o Super Junior tocou músicas do grupo e suas sub-units. O show também marcou a primeira apresentação no palco de “Home”, a nova faixa inédita da sub-unit Super Junior K.R.Y de seu primeiro álbum coreano desde a estreia da sub-unit em 2006, que foi lançado em 08 de junho de 2020.
Super Junior estava programado para lançar seu décimo álbum de estúdio, “The Renaissance”, em dezembro de 2020. Um single de pré-lançamento intitulado “The Melody” foi lançado em 06 de novembro de 2020, para comemorar o 15º aniversário do grupo. No mesmo mês, o grupo assinou com uma agência de talentos ICM Partners para representá-los em outras regiões além da Ásia. Em 10 de dezembro, foi anunciado que o lançamento de seu álbum seria adiado para janeiro de 2021, a fim de melhorar a qualidade do álbum. Enquanto isso, o Super Junior revelou um novo single inédito de seu álbum durante o “The Fact Music Awards” de 2020 em 12 de dezembro.
Um vídeo de performance da música “Burn The Floor”, cuja coreografia envolve o uso de luzes, foi lançado em 16 de dezembro. A letra da faixa compara o relacionamento do cantor com seu amante a uma performance de dança sensual. Outra música do álbum, “Tell Me Baby”, foi pré-lançada em 23 de dezembro como um presente da Natal para os fãs com um vídeo animado.
Em 08 de janeiro de 2021, foi anunciado que a nova data de lançamento do álbum seria 16 de fevereiro. No entanto, em 01 de fevereiro, foi anunciado que a data de lançamento do álbum foi adiada novamente para 16 de março.
Por outro lado, Super Junior também lançou um álbum de compilação japonês em 27 de janeiro de 2021, em comemoração ao seu 15º aniversário. O álbum “Star” apresentou duas novas faixas, “Star” e “Coming Home”. O álbum foi bem recebido, ficando em #3 no Oricon Daily Albums Chart no dia de seu lançamento, e em #5 no Oricon Weekly Albums Chart.
Finalmente em 16 de março, o álbum “The Renaissance” foi lançado com a faixa-título “House Party”. A música lúdica, com letra relacionada à pandemia do COVID-19, incentivou os ouvintes a continuar respeitando as orientações sanitárias ao mesmo tempo em que os convidam para a festa virtual do grupo.
“House Party” foi destaque em portais de notícias coreanos e internacionais por sua mensagem positiva e educativa. Dr. Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, elogiou o Super Junior e sua música por incentivar as pessoas a ficarem em casa durante a pandemia causada pelo COVID-19.
“The Renaissance” foi recebido com boas criticas, como as 4 de 5 estrelas da tradicional revista musical NME. O álbum recebeu certificação de platina do gráfico coreano “Gaon”. “The Renaissance” ficou em #29 no ranking de final de ano do Gaon com mais de 440.000 cópias vendidas.
2022: THE ROAD E SUPER SHOW 9
Em 28 de fevereiro de 2022, Super Junior lançou um single álbum especial intitulado “The Road: Winter for Spring”.
Em 28 de junho, Super Junior lançou a lista de faixas do Vol.1 de seu décimo primeiro álbum. Cinco faixas foram incluídas no Vol.1, sendo “Mango” escolhida como a música-título para o novo álbum. Super Junior também lançou o MV de sua segunda faixa, “Don’t Wait”, em 29 de junho de 2022.
Em 13 de junho de 2022, Super Junior anunciou seu décimo primeiro álbum de estúdio “The Road: Keep on Going”, que foi lançado em 12 de julho.
O grupo embarcou em sua nona turnê “Super Junior World Tour – Super Show 9: Road”, que começou em 15, 16 e 17 de julho de 2022, no Jamsil Indoor Gymnasium em Seul.