Durante o episódio de 20 de abril de “7.7 Billion in Love” da JTBC, HeeChul falou sobre suas amigas Sulli e Goo Hara, que faleceram em 2019. No episódio, HeeChul criticou os comentaristas maliciosos, alegando que eles não estão refletindo sobre suas ações precipitadas, mas lutando entre si em gêneros opostos.
Para isso, o repórter de mídia e colunista Wi Geun Woo criticou as palavras de HeeChul sobre gêneros opostos em uma publicação no Instagram no mesmo dia. Ele escreveu: “Não ouso compreender a raiva de Kim HeeChul, que perdeu dois colegas íntimos. Mas a falecida Sulli tinha não apenas comentaristas maliciosos do sexo masculino, mas também comentaristas maliciosos do sexo feminino. E mesmo que seja verdade que houve uma mudança nas atitudes deles, acho que foi um erro julgar substituir isso como ‘conflito entre gêneros’ e dizer que ambos os lados estavam errados. Para ser mais específico, é verdade que os comentaristas maliciosos masculinos e femininos estavam errados, mas é um salto lógico concluir que homens e mulheres estão errados no ‘conflito entre os gêneros’ com base nesses argumentos. Mesmo sob a suposição de que comentaristas maliciosos de ambos os gêneros estavam errados, os argumentos centrados no homem foram os que foram realizados como os ataques oficiais contra a falecida. Embora existissem comentaristas maliciosos de todos gêneros, a maioria daqueles que respeitavam e apoiavam a vida de Sulli eram feministas. Mais uma vez, acho que não posso avaliar a raiva reprimida por perder um amigo próximo e não tenho a menor intenção de denegrir sua raiva reprimida. Mas não acho que alguém deva falar em nome do falecido que não pode mais fazê-, e acho que esse tipo de leitura crítica é necessária”.
HeeChul respondeu ao repórter nas seção de comentários da conta e escreveu: “Ahjusshi. É realmente importante se os comentaristas maliciosos são ou não ‘masculinos ou femininos’? Independentemente de seu gênero, se eles cometem crimes, eles são apenas criminosos. Além disso, minha música ‘Charm of Life’ é direcionada para pessoas maliciosas que espalham boatos sobre mim e escreveram comentários depreciativos sobre mim; onde você acha que tem algo a ver comigo chamando feministas? Eu e muitos de meus conhecidos ainda estamos de luto – luto por essas duas amigas – e o tópico só foi abordado com muito cuidado. Então, quem é você para escrever algo assim, usando os nomes dos falecidos? Eu queria ignorar isso, porque se tudo isso se tornar uma manchete de notícias, então seria isso o que você deseja, mas, na verdade, você é fazendo todo tipo de merda para se tornar famoso. Por fim, não use o falecido como ferramenta em suas brigas mesquinhas.”
HeeChul também fez uma publicação pessoalmente no DC Gallery, uma popular comunidade coreana online, e publicou uma foto para provar que ele não era um impostor.
Ele escreveu: “Como alguns fãs já viram e também pode haver outra turbulência novamente, então estou deixando um post aqui. Haverá também muitas pessoas escrevendo bobagens, seja no meu Instagram ou neste post. O tópico sobre comentários maliciosos foi discutido no episódio de ontem. E assim, uma pessoa escreveu coisas no sua conta em rede social. Fiquei surpreso quando li a publicação e respondi a ele porque achava que não deveria tolerar dessa vez. O que ainda não entendo é a controvérsia sobre a música ‘Charm of Life’ ser misógina? Tenho certeza de que minhas fãs de longa data, assim como as de outros cantores, sabem o quão patéticos os rumores têm sido, não apenas sobre mim, mas também sobre os outros que foram inventados no ‘Women’s Era Cafe’. Então, eu escrevi a letra com a nuance de ‘Eu vou e volto entre misandria e misoginia”, e uma mulher enfurecida me acusou de misoginia. Ontem, também discutimos sobre duas de nossas amigas e como os haters, independentemente do gênero, postaram comentários maliciosos e, quando as duas faleceram, se culparam dizendo: ‘Foram as mulheres que os mataram, foram os homens quem as mataram’. Mas foi nojento que esse escritor, supostamente um repórter, usasse os falecidos como uma arma para discutir suas opiniões. Ele é alguém que nem conhece e nem ouviu falar sobre as dificuldades pelas quais elas passaram. A razão pela qual estou escrevendo uma publicação como essa é porque eu sinto muito pelos meus fãs que tiveram que lutar contra todos os tipos de comentários maliciosos e responder aos rumores que eu nem estava envolvido, só porque você gostava de uma celebridade chamada Kim HeeChul. Na verdade, de outra perspectiva, ‘desde que eu não faça nada, nada acontecerá’. Porque, se eu permanecesse em silêncio, meus fãs não precisariam lutar ou responder desnecessariamente a um monte de lixo. Seria conveniente apenas resistir e ignorá-lo, mas achei que não é certo fazer uso do falecido e inventar histórias que sejam adequadas ao gosto dessas pessoas. Desde que me despedi de minhas amigas no ano passado, parei de me importar tanto em ser uma celebridade. Eu, que sempre quis ser uma celebridade por toda a minha vida, disse à empresa ‘Quero descansar, sejam alguns meses ou alguns anos …’. Eu estava passando por um momento difícil mentalmente, fui a muitas consultas (aconselhamento) aqui e ali. E devo dizer, as coisas chegaram a um ponto em que … Bem, se você é uma celebridade, basta ser ou, se não, apenas desistir. No entanto, uma coisa que preciso dizer é: Sou empre grato e peço desculpas aos meus fãs que gostam de mim. Então, dentre os muitos caminhos, escolhi deixar aqui uma mensagem onde muitos de vocês podem ver. Eu realmente não ligo onde isto será compartilhado. Por último, mas não menos importante, se você se deparar com comentários maliciosos sobre mim, deixe-os aqui ou em qualquer lugar que seja conveniente para você. Vou seguir com uma ação legal e puni-los sem piedade.”
Em uma live em seu canal no Youtube, HeeChul explicou que ele estava muito zangado e que após o ocorrido, muitos de seus amigos mais próximos entraram em contato com ele. HeeChul pediu desculpas aos fãs e disse que já entrou em contato com advogados e buscou o conselho de outras celebridades com experiências similares. HeeChul também afirmou que não está fazendo isso por dinheiro, pois o dinheiro não significa nada para ele. Ele também disse que entende que é impossível que todos gostem dele, mas se as postagens são declarações falsas feitas com intuito malicioso e causam danos ao reclamante, é considerado um comentário malicioso. Ele quer envelhecer feliz e rapidamente, com os fãs falando apenas sobre coisas felizes, então é isso que ele quer dizer com ‘a última vez’, pois é a última vez que ele vai falar sobre esses tópicos. HeeChul diz que só se desculpa pelos fãs pelo que aconteceu, mas não sente pelos comentaristas maliciosos.
Após a live, respondeu na seção de comentários: “Pessoal, obrigado. Espero que no futuro haja coisas mais felizes”. Confira a live logo abaixo.
Em notícia relacionada, em 2017, HeeChul também respondeu comentários sobre a letra de “Charm of Life”, onde HeeChul afirmou que falou sobre sua própria imagem e nunca mencionou nada sobre homens ou mulheres sendo ruins e disse apenas que as únicas pessoas que são ruins são as aqueles que fazem coisas ruins.