Uma nova série de documentários originais do YouTube chamada “K-Pop Evolution” tem dado aos fãs uma visão sobre a história da indústria. A série já liberou 4 episódios, que abordaram o início do K-op até a sua expansão global em 2009.
LeeTeuk aparece na série representando o Super Junior e falou sobre sobre suas influências e o sucesso global do grupo com “Sorry, Sorry”.
No primeiro episódio, que falou sobre o início do K-pop, LeeTeuk falou sobre como ficou impressionado com Seo Taiji and Boys, grupo considerado pioneiro no gênero, e disse que ao ver o grupo quando era adolescente, quis seguir o mesmo caminho e ouvia fitas cassetes do grupo.
Já no segundo episódio, que falou sobre, H.O.T, considerado o primeiro grupo ídolo, LeeTeuk disse que graças ao H.O.T, conheceu a SM Entertainment.
O terceiro episódio da série falou sobre as estrelas do K-Pop que se tornaram globais graças a espansão da Internet.
Um dos grupos que resistiram ao teste do tempo e causaram impacto globalmente é o Super Junior. O lançamento de “Sorry, Sorry” é um considerado um momento em que o K-pop quebrou a barreira global.
No episódio, o líder LeeTeuk observou a primeira reação do grupo ao ouvir a música e disse: “Quando ouvimos a música pela primeira vez, foi a que mais dividiu nossas opiniões. Metade dos membros gostou e a outra metade não”. LeeTeuk acrescentou que os membros não sabiam se as pessoas iriam aceitar e gostar da música porque parecia simples e repetitiva.
LeeTeuk então explicou que um coreógrafo chamado Nick Bass ouviu e disse: “Esta é uma música muito boa”. Com as letras simples e a coreografia cativante, não havia como negar que tinha potencial para ser enorme. A música, aliada ao número de integrantes do Super Junior que atraiu atenção, foi um sucesso em vários países asiáticos e se espalhou pela Europa e pelo resto do mundo, surpreendendo os membros do Super Junior.
Confira os 4 primeiros episódios da série “K-pop Evolution” logo abaixo (acione as legendas em português).