Em 16 de julho, a SM Entertainment divulgou um comunicado oficial sobre a violação intolerável e incessante dos direitos e privacidade dos artistas por “sasaengs”.
“Sasaeng” se refere a um termo usado para descrever supostos “fãs” que seguem celebridades em suas programações ou casas particulares, e até obtêm informações particulares sobre artistas por meios ilegais.
Em 16 de julho, a SM Entertainment decidiu que a empresa não tolerará mais o comportamento “sasaeng” que põe em risco seus artistas, e anunciou planos para buscar ações legais e punições rígidas para qualquer um que invadir espaços privados.
O comunicado diz:
“Esta é a SM Entertainment.
Como tem havido ações ilegais contínuas, incluindo invasão severa de privacidade e difamação de nossos artistas, esta é a declaração da empresa sobre o assunto.
Temos tomado medidas enérgicas contra atos de difamação ou insulto, como calúnia maliciosa e escrever ou espalhar boatos maliciosos sobre nossos artistas online em sites de portal, mídia social, comunidades online, etc., apresentando queixas criminais por meio da cooperação de fãs e monitoramento interno.
Também não negligenciaremos mais a invasão excessiva da privacidade de nossos artistas por parte dos sasaengs e planejamos tomar medidas rígidas.
A perseguição imprudente de sasaengs, como usar táxis sasaeng para seguir artistas continuamente por um longo tempo ou seguir artistas de e para seus locais de serviço militar, descobrindo seus locais de residência e invasão de interiores ou do estacionamento, ou envio de pacotes de alguma forma que o remetente não pode ser identificado, tem causado graves danos mentais e físicos não apenas aos artistas, mas também àqueles ao seu redor, como suas famílias, conhecidos e vizinhos. Essas ações não são expressões afetuosas de fãs, mas são atos ilegais que invadem a privacidade e são atos criminosos definitivos. Uma sentença de prisão também pode ser recebida como punição criminal agora após a recentemente promulgada Lei de Punição, etc. de Crimes de Perseguição.
A fim de proteger os artistas de nossa agência, deixaremos de lado a atitude leniente que temos mantido em relação aos sasaengs até agora e tomaremos medidas legais firmes e estritas sem clemência ou acordo. Já garantimos uma quantidade considerável de evidências relacionadas, incluindo CCTV e filmagens da caixa preta do carro, fotos e vídeos que foram feitos, registros de chamadas telefônicas, correspondência, e-mails, etc. Continuaremos a obter mais evidências relacionadas, e não o faremos apenas apresentar queixas criminais, mas também tomar todas as ações civis e criminais possíveis, como registrar reivindicações por danos psicológicos e monetários.
Esperamos que sasaengs interrompam imediatamente as ações que violam a privacidade dos artistas e tome cuidado extra para não se prejudicar como resultado de sua má conduta”.