Em um artigo publicado pelo portal coreano Edaily em 29 de setembro, a agência de Henry, Monster Entertainment Group, anunciou que vai entrar com medidas legais contra pessoas que deixaram comentários maliciosos online. A ação será direcionada contra muitos comentaristas maliciosos envolvidos na controvérsia “pró-chinesa” que envolveu Henry.
A Monster Entertainment Group disse: “Até agora, nos abstivemos de responder a constantes ataques pessoais contra nossos artistas, distorções maliciosas e disseminação de informações falsas. No entanto, ele decidiu que não podia mais tolerar a intimidação que ultrapassou os limites e ameaçou a família do artista, que então decidiu tomar medidas legais rigorosas”.
Henry disse: “Especialmente, expressões como ‘vou esfaqueá-lo com uma faca’ em direção à minha mãe e irmã, como membro da família antes de ser artista, não pude deixar de me sentir miserável. Tomaremos medidas fortes sem clemência contra insultos e difamação”.
Anteriormente, Henry foi criticado por muitos internautas coreanos por mostrar ações “pró-chinesas” e suas atividades domésticas diminuíram. K-nerizens apontaram que Henry fez consistentemente postagens representando a posição da China ou mostrando afeição pela China por meio de suas contas pessoais e de agências do SNS. Isso incluiu a participação como jurado no programa de variedades chinês “Street Dance of China S4”, que foi muito criticado por supostamente distorcer a cultura coreana como sua. Além disso, alguns K-nerizens deixaram comentários maliciosos na contas de Henry em redes sociais e no canal do YouTube, levantando preocupações dos fãs do artista.
Depois que Henry foi nomeado embaixador da prevenção da violência escolar na Coreia pela Delegacia de Polícia de Mapo, muitos K-netizens solicitaram que a delegacia reconsiderasse sua decisão devido à controvérsia de Henry. K-netizens continuaram a deixar comentários negativos criticando Henry, então ele acabou escrevendo uma declaração de desculpas em seu Instagram pessoal. No entanto, Henry foi ainda mais criticado quando sua declaração de desculpas teve vários erros de ortografia coreana.
Em razão da continuidades destes comentários maliciosos, Henry decidiu tomar medidas legais contra estes internautas com a ajuda de seu advogado.