Nesta semana, no dia 12 de março, “Sorry, Sorry”, o icônico terceiro álbum do Super Junior, que deu início a expansão do K-pop no mundo todo, completou 10 anos.
Mesmo após dez anos, a influência e o efeito de “Sorry, Sorry” permanecem fortes na cena do K-Pop. Todo K-popper reconhece a música “Sorry, Sorry” logo nos primeiros segundos, além claro, da coreografia. Não apenas entre os fãs, muitos idols também falam da importância da música e do Super Junior em sua formação. Prova disso são as inúmeras cover de “Sorry, Sorry” apresentadas por artistas em show e especiais para TV.
2019 foi um ano icônico para o K-pop com hits atras de hits dos grupos da segunda geração como TVXQ, Girls’ Generation, BIGBANG e outros. E foi neste ano que o Super Junior conquistou de vez as paradas não apenas da Coreia, como de outros países asiáticos.
O ano também marcou um momento crucial na era da internet, que ajudou a globalização da música coreana. Em 2009, o YouTube e as plataformas de mídia social já começaram a tornar o conteúdo do K-pop, como vídeos de música e vídeos de coreografia, mais acessíveis aos consumidores. Isso acelerou a disseminação de informações – e danças- para o mundo. Um dos primeiros artistas a desencadear uma mania de dança nas redes sociais foi o Super Junior com “Sorry, Sorry”. A música foi um ponto de entrada de muitos fãs para o K-pop, graças aos inúmeros flash mobs – uma tendência naquele ano – além dos inúmeros covers de fãs e artistas.
A música “Sorry, Sorry” foi lançada em formato digital no dia 09 de março já mostrando que seria parte fundamental da história do K-pop e sua expansão com a Onda Hallyu. Escrita por pelo produtor residente da SM Entertainment, Yoo Young Jin, que também foi o compositor de “Don´t Don”, “Sorry, Sorry” se mostrou totalmente diferente da faixa principal do álbum anterior e mostrou sons da moda influenciados pelo funk e contemporâneo R&B. Tão importante quanto sua sonoridade, a coreografia de “Sorry, Sorry”, criada pelos aclamados coreógrafos Nick Bass e Trent Dickens, foi atraente e fácil de seguir e igualmente viciante.
“Sorry, Sorry” foi um sucesso tão grande que estreou em primeiro lugar nas paradas musicais mais importantes da Coreia e e de outros países “Top 100 Singles Chart da Hit FM, Top 100 Weekly Chart da KKBOX em Taiwan, e Top 50 do Channel V Asian Top 50 de 2009, além de indicações a prêmios em grandes premiações como Mnet Asian Music Awards e Melon Music Awards.
O álbum “Sorry, Sorry”, se tornou o álbum mais vendido de 2009 na Coreia e hoje já passou de mais de 270.000 cópias vendidas. Com a expansão da onda Coreana liderada pelo Super Junior, o álbum ainda vendeu muito nos anos seguintes sendo um item presente em quase toda coleção de fãs de K-pop ao redor do mundo. Nas filipinas por exemplo, “Sorry Sorry” fez história como o primeiro álbum do K-Pop a ficar em #1 em charts do país.
O álbum venceu o “Disk Daesang” e o “Disk Bonsang” no “24th Golden Disc Awards”, um Bonsang no primeiro “Melon Music Awards”, Bonsang no “Seoul Music Awards”, além de outros. Super Junior ainda ganhou três prêmios no “11th Mnet Asian Music Awards” devido a sua popularidade no exterior, mostrando mais uma vez que o grupo liderava a Onda Hallyu, ajudando o K-pop se tornasse o sucesso que é hoje.
Por estes motivos, o aniversário de 10 anos de “Sorry, Sorry” foi comemorado não apenas pelos E.L.F. de todo o mundo, mas também por fãs e portais de K-pop devido ao seu legado.
Parabéns Super Junior pelos 10 anos de “Sorry, Sorry”!