O líder do Super Junior, LeeTeuk, conversou com a princesa Haifa Al Saud como um artista representativo do K-pop.
Com a abertura do “World Knowledge Forum 2022 (WKF 2022)” em 20 de setembro, uma sessão intitulada “Encontro com a princesa Haifa Al Saud: o futuro das viagens, turismo e cultura” foi realizada em Jangchung Arena, Seul.
Nesta sessão, Haifa bint Muhammad (referida como princesa Haifa Al Saud), que é Vice-Ministra do Turismo da Arábia Saudita, compartilhou suas opiniões sobre o futuro das viagens, turismo e intercâmbios culturais com LeeTeuk.
LeeTeuk apresentou: “Estou saudando o maior festival de conhecimento do mundo, ‘World Knowledge Forum’. Este é LeeTeuk do Super Junior. E hoje, em nome dos artistas de K-pop, terei uma conversa com a princesa Haifa Al Saud, que também é vice-ministra do Turismo da Arábia Saudita.”
A princesa Haifa Al Saud disse: “Obrigado por me convidar para o ‘World Knowledge Forum’ e estou feliz em conhecê-lo assim. Especialmente, estou muito feliz por estar aqui com vocês, em Seul, Coreia. A história da Arábia Saudita e da Coreia remonta a muitos séculos. Como estamos comemorando o 60º aniversário da parceria estratégica entre dois países, este ano parece ter se tornado mais especial.”
LeeTeuk perguntou: “Ouvi dizer que você realmente ama K-pop. Então, quando foi seu primeiro encontro com o K-pop, Princesa?”.
Em resposta, a princesa Haifa Al Saud disse: “Ouvi falar do K-pop pela primeira vez da minha filha de 11 anos. Quando o Super Junior foi para Jeddah, na Arábia Saudita, e se apresentou em 2019, minha filha ficou muito interessada no show e me apresentou. Eu também aprendi ‘o coração de dedo’ coreano com minha filha. A Arábia Saudita é um dos 20 principais mercados de K-pop, e há muitos fãs de K-pop na Arábia Saudita.”
LeeTeuk então disse: “Quando me apresentei na Arábia Saudita em 2019, fiquei muito preocupado que os fãs na Arábia Saudita pudessem achar o coreano difícil de entender. No entanto, os fãs locais cantaram nossas músicas em coreano, aprenderam coreano e até prestaram atenção à comida coreana. Por meio dessa experiência, pude sentir que a distância entre a Coreia e a Arábia Saudita se tornou mais próxima.”
A princesa Haifa Al Saud enfatizou: “A maioria das pessoas ao redor do mundo pensa em petróleo e desertos quando fala sobre a Arábia Saudita, mas, na verdade, o núcleo da Arábia Saudita é o povo”. Ela continuou: “Os sauditas são muito gentis. Acho que essa gentileza faz parte da nossa herança. Além disso, 70% da nossa população total está na faixa dos 30 anos ou menos, o que torna a Arábia Saudita um país muito jovem. E esses jovens sauditas conhecem muito bem a cultura coreana. Apoiamos os jovens a serem destemidos e interessados em coisas internacionais.”
A princesa Haifa Al Saud também expressou sua curiosidade sobre a carreira de LeeTeuk. Quando perguntado sobre como ele se tornou um artista representativo do K-pop, LeeTeuk respondeu: “A coisa mais importante é aceitar desafios. Acho que devemos bater em todas as portas até que se abram. Quando comecei minhas atividades como ídolo, meu objetivo era ser amado na Coreia, mas agora estou recebendo tanto amor de pessoas de vários países. Acho que consegui esse resultado porque me desafiei sem desistir.”
A princesa Haifa Al Saud sorriu e disse: “Acho que sei por que as pessoas gostam de LeeTeuk”, e revelou sua ideia de um negócio de turismo baseado na cooperação com artistas de K-pop.
Ela disse: “Tenho uma ideia de que, e se pudéssemos fazer um pacote que lembrasse o caminho que artistas de K-pop com um fandom forte como LeeTeuk percorreram na Arábia Saudita? É fazer um guia para conhecer o Mercado Dourado da Arábia Saudita, patrimônio da UNESCO, etc. Espero que as trocas culturais entre os dois países possam ser potencializadas por meio desse processo”, expressando seus desejos.
LeeTeuk então disse: “Se você me der uma oferta como embaixador do turismo saudita, eu definitivamente a aceitarei. E se você vier em uma próxima viagem, eu serei seu guia. Temos uma apresentação saudita marcada para janeiro do ano que vem e espero que possamos compartilhar bons lugares e comidas na Arábia Saudita juntos”. A princesa Haifa Al Saud respondeu: “Se você reservar o seu tempo, vou reservar um bom restaurante”.
Finalmente, a princesa Haifa Al Saud disse: “Preparamos um presente para mostrar bem nossa cultura. Os homens sauditas usam coroas na cabeça. Significa desejar a felicidade e boa saúde de LeeTeuk”. Em resposta, LeeTeuk deu uma sensação calorosa ao entregar uma caixa embrulhada em um tradicional tecido coreano, dizendo que era um presente contendo a cultura coreana.
Haifa Al Saud é a princesa da família real saudita e ocupa o cargo de vice-ministro do Turismo da Arábia Saudita. A Arábia Saudita é o maior mercado para turistas coreanos no Oriente Médio e a importância da cooperação turística está aumentando devido ao crescente interesse e afeição dos jovens pela cultura coreana.
Como líder do Super Junior, LeeTeuk é amado por muitos hits como “Sorry, Sorry”, “Mr. Simple” e outros. Com sua conversa espirituosa, ele também atua como apresentador de vários programas de entretenimento.
Confira o cut de LeeTeuk com a princesa Haifa Al Saud no evento.