No dia 02 de março, o portal de notícias Top Star News entrevistou SungMin, que recebeu boas críticas por sua participação no popular programa da TV Chonsun “Mr. Tro 2”.
Infelizmente, SungMin foi eliminiado em uma das etapas, mas recebeu muitos elogios por sua participação no programa, mostrando o seu interesse no gênero musical Trot.
No entanto, SungMin deu um resposta inesperada sobre o processo de se tornar um cantor de trote, dizendo: “Não foi fácil”. Trot é familiar para SungMin desde o momento em que lançou o single trot “Rokkuko” como membro do Super Junior-T, e talvez era um caminho que se previa há muito tempo atrás.
“Quando eu fazia atividades em grupo, fazia parte de uma unit de trot e meus pais gostavam do mestre Na Hoonah, então cresci ouvindo muito trot. Quando eu costumava cantar, eu ouvia pessoas ao meu redor dizendo: ‘Você tem a sensação de trot’. Eu sabia vagamente que o trot era uma boa combinação para mim, e eu o estudei adequadamente enquanto me preparava para ‘Mr. Trot 2′”.
Foi depois da transmissão de “Mr. Trot 1”, produzido por Lim Youngwoong, Yeongtak e Lee Chanweon, que SungMin abriu seus olhos para a música trot.
“Quando o ‘Mr. Trot 1’ estava no ar, houve um boom da música trot. Tive a sensação de que ‘então o trot é incrível’. Achei que o boom do trot foi tão grande que até os fãs estrangeiros gostaram. No
naquela época, no YouTube ao vivo, os fãs diziam muito, ‘Estou curioso sobre o Trot do SungMin’ e ‘Eu quero ouvir o Trot de SungMin'”.
Ele tinha um vago desejo de trot, mas não estava confiante, e sua esposa Kim Saeun, que participou da versão feminina do programa, “Miss Trot 2” foi o gatilho. “Naquela época, eu não estava confiante. Eu pensava que o trot é um gênero para quem o estudou bem. Faz um ano e meio desde que estudei trot corretamente, e já fazia cerca de três anos desde que pensei que deveria tentar trot. Quando Saeun apareceu em ‘Miss Trot 2’, pensei: ‘Eu deveria tentar, também’. Naquele momento, decidi e fui ver o Sr. Lee Hoseop. Eu estudei por um ano e segui para o ‘Mr. Trote 2′”.
Em “Mr. Trot 2”, Kim Yeonja ouviu a música de SungMin e disse: “Certifique-se de se tornar um cantor de trot“. Deve ter sido o momento em que ele foi reconhecido por seu primeiro passo como cantor de trot.
Sobre seus sentimentos naquele momento, SungMin disse: “Fiquei muito feliz porque senti que estava falando o que pensava para toda a nação. Além disso, eu estava muito preocupado sobre como meu trot seria para as pessoas. Eu não queria ouvir que os ídolos apenas imitam. Eu estava muito preocupado que a música não seria ouvida adequadamente, mas achei que meu coração foi transmitido e meu trot tocou um pouco o coração das pessoas”.
SungMin também anunciou suas atividades como cantor de trot no futuro. “Se eu não tivesse intenção de fazer direito, não teria participado de ‘Mr. Trot 2’. É claro, é um gênero que tenho feito, então não posso dizer que não faço de jeito nenhum, mas quero trabalhar principalmente como cantor de trot”, expressou seu desejo.
SungMin também relembrou quando ele praticou intensamente enquanto se preparava para “Mr. Trot 2”.
Não foi um processo fácil se livrar da ideia preconcebida de sendo um ídolo desde sua primeira fase. Naquele momento, SungMin cantou “A glass of life” de Lee Kyung apaixonadamente, mas ele só recebeu 11 corações dos jurados. Em particular, seu júnior Lee Hongki, que estaca torcendo por SungMin, não pressionou o botão do coração. Ele disse (para SungMin): “Você parecia bem preparado, senti muita compostura e a performance estava confiante. Comparado a isso, você parecia um pouco ansioso. Então eu não poderia pressionar (o coração)”.
Como um ídolo veterano em seu 19º ano de debut este ano, SungMin voltou para quadrado um e ficou na frente da mesa de avaliação com a atitude de um novato, e teve que ouvir esse tipo de palavras dolorosas de seu júnior.
No entanto, SungMin aceitou humildemente a avaliação. “Eu tinha muitas preocupações antes assumindo o desafio. Todo mundo tem medo da posição de ser avaliado. Pessoas ao meu redor também estavam preocupados com isso. Mas, na verdade, sou um novato e um novato em trot. Eu fui com uma mentalidade de me desafiar novamente. No 17º aniversário do debut do Super Junior, realizei as preliminares para ‘Mr. Trote 2’. Minha mente estava correndo, mas me senti revigorado. Cheguei a pensar que ‘então agora renasci como um novo cantor de trot’ e ‘eu tem que superar a avaliação'”, confessou.
Sua mentalidade brilhou desde a performance seguinte. O time Idol (formado por SungMin, Seongri, Seonyul, Park Gunwoo e Han Taeyi) na primeira rodada cantou a música clássica trot “Secret Love” com um colorido grupo de dança e canto perfeito que ninguém jamais imaginou, e recebeu todos os corações em grande louvor.
“Quando recebemos todos os corações, senti como se tivesse o mundo inteiro. Enquanto estava no palco com meus irmãos mais novos e juniores, pensei que me sentiria culpado se fizesse um pequeno
erro, então me preparei muito. Quando todos os corações saíram, eu quase explodi em lágrimas”, ele disse, expressando seus sentimentos avassaladores naquele momento.
Mesmo na harmonia com os membros do elenco do time Idol, o grande sênior SungMin desempenhou um grande papel. “Como é uma missão de equipe, a harmonia da equipe e atmosfera são importantes. Eu pensei que a atmosfera era importante quando praticado. Cada um dos juniores tinha tendências diferentes, então eu fiz o papel de coordenação no meio. Ajustamos a quantidade de treino, gerenciando de acordo com sua condição física. Nós praticamos em uma atmosfera amigável onde todos tiveram ideias e foram atenciosos”, lembrou.
SungMin também contou a história dos bastidores de convidar seus juniores para a Sala de Prática da SM Entertainment para criar um ambiente de prática melhor. “Eu os convidei para a Sala de Prática da SM Entertainment, e meus juniores realmente gostaram. A configuração da Sala e equipe de produção era pequena e tínhamos que compartilhá-la com outros grupos, então havia era um limite de tempo. Foi uma oportunidade de voltar a conhecer os juniores vindo para a sala de prática da empresa”.
Na competição final 1 contra 1, SungMin selecionou a música trot clássica “Mujong” de Lee Hoseop e jogou um confronto direto. Depois de um confronto com Yoon Junhyeop, SungMin infelizmente foi eliminado, mas atuou sem nenhum arrependimento com os elogios do mestres. Os traços de intenso esforço e prática foram revelados em sua canção. SungMin disse: “Eu não queria ouvir as pessoas dizerem, ‘Você não está aqui para chamar a atenção?’, ‘Um ídolo não está apenas aparecendo para imitar?’ Eu queria mostrar meus verdadeiros sentimentos”.
Quando foi pedido para avaliar sua performance, SungMin disse: “Claro, é triste partir, mas me sinto aliviado. Se eu fosse avaliar meu desempenho, seria 51 pontos. quero dar 100 pontos na pontuação de esforço, mas no geral, quero dar 51 pontos. Já que sou um novato que começa no trot, tenho altos e baixos quando vou bem e quando não. Quero dar 50 pontos quando corre bem e quando não corre, 1 ponto por esforço”.