Em uma entrevista para o portal de notícias Yonhap News, YeSung falou sobre o seu novo álbum “Sensory Flows” e falou sobre a escolha sonora para o seu primeiro álbum completo coreano
Seu primeiro álbum solo “Sensory Flows” lançado no dia 25 foi inesperado. Isso porque a música “Small Things” foi apresentada como a música-título, quebrando a expectativa de que uma balada cheia de emoções apresentada com um tom rouco.
“Para ser sincero, não ouço muito baladas. Nem sei se canto baladas bem. Depois de pensar muito e fazer várias tentativas , encontrei a música que eu queria”, disse YeSung no início da entrevista. “Se você olhar para nossa equipe (Super Junior), todos os três solistas da linha vocal cantaram baladas. Decidi não distinguir gêneros depois de olhar para trás e ver quais seriam meus pontos fortes. Depois disso, quis encontrar minha própria cor (não balada)”.
Na verdade, este álbum está longe de baladas como “It Has To Be You” e outras músicas representativas que vêm à mente quando você pensa em YeSung. Da música-título “Small Things”, “Beautiful”, que expressa as emoções sentidas durante a viagem, “Together”, que expressa gratidão pelos animais de estimação, “Like Us”, uma canção de amor com um som vintage, e “HO”, uma colaboração com Mark no NCT. A música-título “Small Things” é uma música do gênero pop indie que contém pequenas emoções e pequenos corações ao seu redor, que se reúnem para criar um grande coração.
Em comparação com o trabalho anterior “Pink Magic”, a amplitude emocional é mais profunda, mas o refrão é preenchido com falsete e a voz é mais leve. O acompanhamento de guitarra e os harmônicos que aumentam o mistério da música, ao mesmo tempo em que proporcionam uma ‘audição fácil’ confortável.
YeSung disse: “Depois de ingressar na SM, gostei da música de rock a ponto de ser membro de uma banda de rock por 7 meses. Foi preciso coragem”, disse.
Ele disse: “Desta vez, eu queria fazer a música que cantei sem energia como a música-título. Quando ouvi ‘Small Things’, gostei do som, então pensei: ‘É isso’. Mas ainda assim, pensei: ‘Não seria certo eu cantar uma balada?’, então pesquisei e descobri que 5 ou 6 dos 10 maiores cantores do mundo ainda são bandas. Coldplay, Paul McCartney, Rex Orange County, etc. ainda estão proeminentemente ativos, certo? Haha”.
YeSung disse que no processo de trabalhar em seu primeiro álbum completo, ele participou pessoalmente da seleção das músicas, bem como do conceito do figurino e da fonte da capa do álbum. Ele disse nos bastidores que foi ele quem entrou em contato com Daniel Kim, vocalista da banda Wave To Earth, e pediu uma música porque gostou da música.
Sobre o que o motivou a se concentrar em ‘pequena felicidade’, tendo conquistado tudo que um cantor de K-pop poderia alcançar, como ganhar o primeiro lugar em um programa de música, grande prêmio em cerimônias de final de ano e turnês no exterior, YeSung disse: “Meu lema é ‘Não vamos perder a pequena felicidade'” e acrescentou: “Acho que as pessoas não são apenas infelizes, mas a pequena felicidade está sempre por perto”. É uma letra que me conecta com pequenas felicidades sentidas em pequenas coisas”
Ele continuou: “Na verdade, nos meus 20 anos, não havia dia sem um compromisso. Naquela época, eu estava ocupado resolvendo e superando o que enfrentei imediatamente, então corri para frente. Então, depois que cheguei aos 30 anos, gradualmente me senti assim”, acrescentou ele calmamente.
YeSung enfatizou: “Achei que seria bom lançar a música da minha banda favorita, mesmo que fosse uma montanha sobre a montanha” e enfatizou: “Este álbum demorou muito porque continha meu sonho.”
Sobre a longevidade do Super Junior, que completou 18 anos, YeSung disse: “Na época da minha estreia, (um grupo masculino) foi concluído em 5 anos, então não pensei que duraria tanto tempo. Eu vi, mas 18 anos atrás ainda parece que foi ontem.”
Quando foi perguntado para YeSung qual era sua ‘força motriz para seguir em frente’, ele disse: “Eu nunca quero me largar só porque o tempo passa e meus anos de experiência se acumulam. Vou seguir em frente. Dizem que a popularidade diminui naturalmente, mas acho que tudo bem se a cor do artista for clara. Eu quero para fazer as pessoas que não me conhecem questionarem sobre a minha música.”